27 de Março, 2018
O que preciso fazer para conseguir uma bolsa para estudar e jogar numa Universidade Americana?

Como se consegue uma bolsa de estudos numa universidade nos Estados Unidos?

A realidade do desporto universitários nos Estados Unidos é muito mais acessível do que as pessoas imaginam

O Desporto

O grande investimento norte americano no desporto já não é novidade. A prova disto pode ver-se através dos ótimos resultados que os Estados Unidos têm nas Olimpíadas. E o que mais impressiona é o facto de que muitas das medalhas de ouro americanas são conquistadas por atletas universitários.

O desporto universitário americano é competido em altíssimo nível. Tão alto que o desporto universitário é a porta de entrada para o desporto profissional naquele país. Porém, a maioria das pessoas desconhece esta estrutura do desporto universitário americano que está por detrás dos grandes holofotes.

Existem diferentes ligas universitárias nos Estados Unidos, e cada universidade compete numa delas, de acordo com os diferentes padrões de estrutura e tamanho de cada universidade. Entre várias ligas temos a NCAA, NAIA e NJCAA, que são as mais conhecidas.

Existem oportunidades de bolsas de estudo para atletas de diferentes desportos

E é aqui que encontramos o grande segredo do sucesso desportivo dos americanos. Devido ao enorme número de Universidades e de Junior Colleges (universidade de apenas 2 anos que oferecem uma graduação equivalente ao antigo bacharelato em Portugal), todos os atletas, independentemente da sua qualidade desportiva, podem ter a oportunidade de fazer parte da equipa de uma universidade e receber um bolsa desportiva por isso. Quer seja um atleta de alto nível, quer seja um atleta de nível médio.

Como é evidente, quanto maior a qualidade desportiva do atleta melhores serão as bolsas oferecidas, e melhores as universidades que irão querê-lo para a sua equipa. No entanto, é importante realçar que muitas universidades têm 2 equipas uma equipa A e uma equipa B (chamada Junior Varsity) que dá oportunidade aos atletas de um nível menos alto de continuarem os estudos e o seu desporto de eleição, permitindo-lhes ainda destacar-se através de um bom desempenho desportivo e virem a ser recrutados para a equipa principal da universidade a qualquer momento.

Os Estudos

Se o aluno não tiver boas notas, ele não pode jogar os jogos pela equipa da universidade

Outra informação que já não é nova para ninguém, é a importância dada aos estudos nos Estados Unidos. Da mesma forma que um atleta com más notas não é elegível para jogar numa universidade, um atleta que tenha boas notas ter ainda mais bolsa graças ao seu desempenho académico. Com isso, ao juntar a bolsa desportiva com a bolsa académica, o atleta estudante pode vir a pagar um valor menor que o inicial, ou mesmo atingir os 100% de bolsa!

Se por um lado o desporto universitário americano exige compromisso e trabalho, por outro é uma realidade bem mais atingível do que as pessoas imaginam!

footer-top