29 de Out, 2018
As principais dúvidas dos jovens que pretendem ir estudar e jogar nos EUA

Como funciona a vida académica nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, a vida universitária é um pouco diferente da de Portugal, mas isso não é problema! Nós ajudamos-te a entender todas as diferenças.

Nas universidades, os professores ajudam os alunos internacionais a entender toda a matéria em inglês

Muitos jovens portugueses que sonham em ir jogar e estudar numa universidade dos Estados Unidos têm dúvidas sobre como é a vida académica nessas universidades. Como são os estudos? Como esses estudos são organizados de maneira a não serem prejudicados pelos treinos e jogos da equipa? Como entender todas as aulas em inglês?

O Inglês: É normal que nos primeiros meses o estudante atleta tenha algumas dificuldades em comunicar. Porém, desde o início, os professores e treinadores já sabem deste obstáculo que muitos estudantes internacionais têm no início da experiência em terras norte-americanas e fazem de tudo para ajudar os jovens a adaptarem-se rapidamente à língua. As aulas são sempre dadas com uma fala mais pausada e clara, para que todos possam entender.
Além disso, o número de atletas estudantes internacionais nas universidades é muito grande, e todos têm dificuldades no início. Por isso, é normal que estes atletas estudantes ajudem uns aos outros até que se tornem fluentes na língua (isto acontece mais rápido do que imaginas!)

As matérias: As cadeiras das universidades nos EUA são divididas em quarters (fall, winter, spring e summer) e no início de cada quarter todos os alunos recebem um Syllabus que traz um resumo de todo o plano de estudos e trabalhos que o aluno terá em cada cadeira, como matérias, data de provas, trabalhos, etc.
Ao contrário das universidades portuguesas, nos Estados Unidos, os primeiros dois anos são dedicados principalmente a cadeiras do ciclo básico. Independentemente do curso que o aluno escolha. Assim nos primeiros anos todos os alunos terão aulas de História, Biologia, Matemática, Redação, etc. Além disso, todo o conteúdo ensinado durante os 4 anos de uma universidade norte-americana é muito detalhado e apresentado de maneira simples, para que possa ajudar todos os estudantes a compreender a matéria.

A gestão da rotina: Todas as universidades dos Estados Unidos têm um student advisor. Este advisor é responsável por ajudar os estudantes a organizar as suas cadeiras e rotina académica durante cada quarter. Com isso, os atletas estudantes podem contar com a sua ajuda para organizar a sua pauta de aulas de maneira a não colidirem com os seus horários de jogos e treinos.
Em alguns casos específicos, em que o atleta-estudante não pode comparecer a uma aula ou apresentar um trabalho devido à rotina da equipa desportiva (normalmente devido a jogos fora de casa durante a semana), os professores não lhe marcam falta, pois compreendem o compromisso desportivo que o atleta tem com a própria universidade.

footer-top